Durante o 2º Encontro das Agendas Mobilizadoras, realizado no dia 12 de março de 2024 no Europarque, foram discutidos os progressos das 53 agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), salientando o seu impacto económico e benefícios proporcionados ao país.
Entre os projetos apresentados, o projeto Route 25, liderado pela Capgemini Engineering, destacou-se como um consórcio que reúne empresas, startups e universidades com o objetivo de fortalecer a posição da indústria automóvel portuguesa. Assim, o consórcio pretende colocar o setor automóvel no topo da cadeia de valor da mobilidade.
Com um investimento de 50 milhões de euros, este projeto está programado para gerar mais de 1.000 novos postos de trabalho ao longo dos próximos três anos e gerar um volume de negócios superior a 100 milhões de euros, além de viabilizar o desenvolvimento e lançamento de mais de 50 novos produtos, processos e serviços. Estes esforços contribuirão significativamente para uma redução de 85% nas emissões de CO2 e para uma diminuição de 30% no número de acidentes automóveis.
Especificamente, o Route 25 visa estabelecer Portugal como um país de referência em condução autónoma segura, com foco no desenvolvimento de tecnologias de transporte sustentáveis, que estejam em conformidade com a Estratégia Europeia CCAM – mobilidade conectada, cooperativa e automatizada.
A participação no evento representou uma oportunidade não só para comemorar os resultados já alcançados, mas também para reafirmar o compromisso das entidades envolvidas em continuar a impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na mobilidade.
Photo credit: by IAPMEI, 2024